9.3.16

Ser Mãe divorciada


Sou mãe de 3 filhos, divorciada.
Por vezes, oiço a recorrente pergunta - Como consegues?
E a minha resposta, é sempre a mesma. Tenho de conseguir. Ou conseguimos sempre.

Na verdade, o ser humano tem uma capacidade de adaptação enorme e muitas vezes achamos que nunca iríamos conseguir enfrentar tal situação, até a vivenciarmos na pele.
A educadora do A. mãe de 2 filhos pequenos, fez-me a mesma pergunta - Como consegue, sozinha com três filhos?
Os seus filhos andam sempre limpos e nunca chegam tarde.  

Uma mulher sozinha, tem de se desenrascar. As rotinas estão criadas. As roupas e o que é necessário para o dia seguinte, fica preparado no dia anterior. A hora que toca o despertador, é sempre a mesma. A hora de me levantar e de os acordar,  tem de ser aquela e não outra. À hora certa temos de estar a sair de casa e tem de ser aquela hora, não pode ser outra. 

Depois de deixar os miúdos nas escolas, ainda restam uns minutos para beber um café antes de ir trabalhar. E chego ( sempre ) pontualmente ao emprego. O difícil não é a rotina e as tarefas, mas sim ter de gerir os imprevistos e a "falta" de dinheiro. O complexo é ter os miúdos doentes e ter quem fique com eles para ir trabalhar, o desespero dos dias assenta muitas vezes nas contas que tenho de pagar. Nas contas que vou atrasando, para tapar um ou outro buraco. No contar o tostão para quase tudo. Ou não o contar, simplesmente porque não existe.

Este é um dos meus dilemas, assim como sei que há muitas mulheres que aceitam ser manipuladas, violentadas, traídas por maridos ou companheiros só porque dependem deles. Porque não têm para onde ir, ou porque há contas para pagar. 

Dizem que o dinheiro não é tudo, nem traz felicidade, mas que muda muito e pode tornar a vida de uma pessoa muito melhor, disso não há dúvidas.


- Como consegues?
- Conseguimos sempre.





12 comentários:

  1. Tão verdade este post. Sem dúvida que o dinheiro ajuda (embora ache que em excesso também não trás grande felicidade) e muito. Não ter preocupações para pagar as contas no final do mês é sem dúvida um luxo nos dias que correm.
    Conseguimos sempre, mais um bocadinho. Porque como diz o ditado, "a necessidade aguça o engenho"
    :)
    Beijinhos e nunca duvides das tuas capacidades, estão mais que provadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Ana. A ver se começo a praticar a lei da atração também neste campo ;) ehehehe. Um beijinho.

      Eliminar
  2. Sim, nem imagino mas não deve ser nada fácil. Mas as coisas vão melhorar. Só podem. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil, Luna. Tem-me valido os pais fantásticos e amigas também :) Quero acreditar que sim, as coisas com o tempo se estabilizem. Beijinho.

      Eliminar
  3. Li-te agora pela primeira vez.
    Fiquei com o coração apertado e um nó na garganta.
    Tens a minha admiração. Que tenhas sempre forças e nada vos falte!
    Muitos, muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Sei exactamente do que falas. É preciso um jogo de cintura muito grande para chegar a todo o lado, não faltando em lado nenhum. E o pior é mesmo o tempo perdido a pensar e repensar, a contar e recontar. É uma energia estúpida que podia perfeitamente ser empregue em coisas mais úteis.
    Um abraço cheiiiinho de força!

    ResponderEliminar
  5. Não é fácil mesmo. Por isso acho que és uma grande mulher.
    bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  6. Não há-de ser fácil, três crianças dão muito trabalho e muita despesa. É preciso ser extremamente regrada e organizada, caso contrário, pode descambar. És uma grande Mulher. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Não é nada, nada fácil andar a contar todos os euros,a ginástica que fazemos...houve alturas em que aprendi quase a viver s/ dinheiro,e por incrivel que pareça nunca faltou comida na mesa, a vida ensina-nos a relativizar e a escolher o que é prioritário.Por isso sei o que sentes,se sem duvida nenhuma que consegues,e como dizes conseguimos sempre!! Haja Saúde!! Beijinhos minha LINDA,tu tens uma FORÇA DE LEOA,não a percas.

    ResponderEliminar
  8. És sem dúvida uma mulher de armas, e numa coisa concordo, que conseguimos sempre :)

    ResponderEliminar
  9. És uma lutadora e uma inspiração. Que nada vos falte e a vida se recomponha sempre para melhor!

    ResponderEliminar

Obrigada, pelas suas palavras.