30.3.16

Expetativas


ex·pec·ta·ti·va |eis...èctou |èt
(francês expectative)
substantivo feminino
1. Acto ou efeito de expectar. = ESPERA
2. Esperança baseada em supostos direitosprobabilidadespressupostos ou promessas (ex.: o livro superou as expectativas).
3. Acção ou atitude de esperar por algo ou por alguémobservando. = ESPERANÇA

"expetativa", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 



É habitual ouvir dizer que não devemos criar expetativas em relação a nada, nem a ninguém para não nos desiludirmos e não amontoarmos mais uma deceção na nossa existência.
Neste caso, irei falar de pessoas. Porque na verdade, a maioria das desilusões que vamos colecionando estão quase todas relacionadas com pessoas. Porque será?

Não consigo concordar na integra com a máxima de que não devemos criar expetativas, porque grande parte das vezes a questão não reside somente em nós, mas nos outros. 
Estaremos a ser justos connosco, assumindo como Mea culpa, termos confiado, dedicado o nosso tempo, termos entregue os nossos melhores sentimentos a alguém que nos criou igualmente expetativas por tudo aquilo que nos dava, mostrava ou dizia?

Não estaremos nós a condenar-nos como Mea culpa, por termos arriscado a criar laços com alguém  e só depois percebermos que ou aquela pessoa usou máscara e nunca foi aquilo que tu julgavas ser ou foste tu que sonhaste e imaginaste alguém que nunca existiu?

Na realidade, eu não consigo ser cruel comigo mesma e assumir como Mea culpa em relação às expetativas alguma vez criadas e às dececões que me vão ficando cravadas na alma. Com isto, quero dizer que não se trata somente de criarmos ou não expetativas só porque sim, quando muitas e tantas vezes são os outros os responsáveis pelas expetativas que fomentamos. 

Cada vez mais procuro não alimentar sentimentos, cujo os quais eu não consigo retribuir. Tenho assimilado que não és só tu que escolhes quem queres que faça parte da tua vida, mas também os outros. 
E por fim, no meio de desilusões e do que vai sendo deixado para trás, há algo em que sei que sou uma afortunada.
- Tenho paz na consciência. 


1 comentário:

Obrigada, pelas suas palavras.