8.9.14

Mescla


É impressionante, mas vamos descobrindo e tendo cada vez mais a certeza que há momentos em que o nosso coração e o nosso ser transborda de sentimentos menos nobres.
Hoje é o que sinto. Sinto-me cheia de sentimentos menos bons e que pesam uma tonelada aqui dentro. 

Quanto é que um pai supostamente deve dar como pensão de alimentos, por cada filho? Eu sei que cada caso é um caso, mas acho que gostaria de ouvir histórias de mulheres que vivem o mesmo que eu, porque ou eu estou a sonhar ou há quem viva realmente noutro mundo.

Quem quiser partilhar a sua história comigo, ficarei imensamente grata.

[ jardimdechuvaprateada@gmail.com ]




15 comentários:

  1. Felizmente não tenho história pessoal para partilhar mas as que conheço também não são felizes...

    ResponderEliminar
  2. Apesar de nem sempre serem rosas cá em casa, felizmente também não tenho história pessoal para poder comentar. Mas já percebi que os pais, sempre que podem, tentam escapar-se a pagar a pensão. Isso tira-me do sério, a ideia de não apoiarem os filhos financeiramente. Tenho uma amiga que se separou recentemente porque o marido arranjou outra pessoa, ele tem imenso dinheiro e, mesmo assim, está a fazer de tudo para não pagar a pensão de alimentos. Revolta-me!!!
    Espero que a tua situação se resolva da melhor forma e que o pai abra os olhos e pense nos filhos lindos que gerou e que ganhe juízo.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Pelo pouco que sei os pais gostam sempre de dizer que não podem, que vivem mal, que não dá e esquivam-se o mais que podem.
    A minha mãe passou por isso e ainda hoje espera pela ajuda do meu pai.
    Bjs grandes e tudo a correr bem

    ResponderEliminar
  4. Há muitos pais que querem fazer vida de solteiros, mas esquecem-se que não são solteiros. São divorciados com FILHOS! Mas se eles não pagam, há que tentar a via judicial e aí meus amigos, vão direto às entidades patronais tirarem as prestações em falta. Tudo demora é certo, mas não se pode baixar os braços e lutar pelos nossos direitos.

    Mas hoje mais do que nunca tenho uma admiração grande por as mulheres que criaram os seus filhos sozinhas. Essas mulheres sim, são umas vencedoras! Abraço p vocês.

    ResponderEliminar
  5. Meu marido pagava segundo as leis do Brasil, um terço do salário líquido, o que por uns tempos dava 800 euros, mas isto transformado em reais dava bem 3000...há dez anos atrás ou mais, isto seria equivalente a ganhar em Portugal 4 mil euros de pensão (guardando as devidas proporções da inflação na época). Eu ficava muito chateada com ele porque este dinheiro sustentou não apenas os filhos dele (que é o objetivo já que a ex dele tinha casado há muitos anos), mas a ex, o marido, os três filhos que esta teve do segundo casamento, enfim...todos. Além de que quando um precisava de qualquer coisa a mais, tipo aula de violão, aparelho dentário, etc, ele tinha que mandar à parte. Não é bem uma história do ponto de vista da mãe divorciada, mas é a que conheço bem de perto.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, 4000€ de pensão por mês? Não me parece que aqui em Portugal haja ordenados que permitam pensões assim por mês :) Ui, eu já nem pedia tanto. Se assim fosse, eu estava perfeitamente descansada e sem nervos à flor da pele.
      Infelizmente há quem ache que menos de 100€ por cada filho que já é mais que justo. Enfim.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois...eu não sei como funciona as leis em Portugal, mas já vi mulher que recebe 20 euros para o filho! Lá no Brasil se o pai não paga um terço do salário todos os meses (que aliás nem lhe chega na conta, vai direto para a ex mulher), ele vai preso. E vai mesmo! Até ator de tv eles já prenderam. Acho que é a única lei que realmente funciona lá.
      Eu disse mais ou menos 4 mil euros para comparar a vida daí hoje com a de lá há mais de dez anos, em uma cidade pequena, sendo que ela morava na casa quitada, que meu marido lhe deixou tudo, casa, móveis e carro. Saiu sem nada. Eu sei que como ele há poucos, mas ele sempre botou os filhos em primeiro lugar e isto me dava um misto de raiva e admiração que não consigo explicar.
      Depois que os filhos dele cresceram, ele disse para cada um fazer uma conta no banco, aí ele mandava o dinheiro no mês para um e no outro para outra conta e lá eles dividiam, mas é claro que enquanto ele enviou, todos na casa usaram, comeram e beberam dele. Era realmente muito dinheiro, até hoje qual seria o pai que daria 3 mil reais de pensão para os 2 filhos, sendo o salário mínimo no Brasil 622 reais?
      beijinhos

      Eliminar
    3. Mas os pais que colocam os seus filhos como prioridade, esses sim, são pais. Se ficasses só com o teu F. irias apreciar muito se o teu marido desse essa prioridade ao teu filho. Beijo

      Eliminar
  6. Gostava de te podes ajudar, sei que têm de dar, mas sinceramente não sei se há um valor estipulado por lei para isso.

    ResponderEliminar
  7. Não por motivos pessoais (alguem proximo) mas por norma pagam metade da escola de cada filho, metade das despesas de saúde/roupas e AINDA uma percentagem (depende do ordenado) sobre o vencimento sendo que o pai tem direito a ficar no minimo com o ordenado minimo nacional para sobreviver. Exemplo: um pai com 650€ de ordenado e um filho para alem da educação/consultas/roupas deve dar cerca de 100€ extra.

    ResponderEliminar
  8. Hum... 100€ por cada criança, certo? :) É que pensões abaixo de 100€ parece-me descabido e pouquíssimo...

    ResponderEliminar
  9. Olá, Jardim. Sentimentos menos bons são humanos... somos criadas para achar que não podemos senti-los, mas fazem parte de nós, e em situações como essas, são um meio de escape.
    Eu criei minha filha sem ajuda financeira do pai para protegê-la de sua presença, mas não foi fácil. Hoje ela tem 19 anos e graças a Deus, é uma moça feliz e grata. Tive um companheiro que tinha uma filha e nunca me opus a pensãoes ou ajudas, visto que filhos fazem parte da nossa vida. Espero que tudo fique bem. Um abraço!

    ResponderEliminar
  10. Cheguei aqui, hoje. Não sei porquê. Ontem, fez 7 anos que o pai das minhas filhas saiu de casa. Ainda hoje, me recordo de tantas e tantas coisas. Acho que é algo que não é fácil de esquecer. Quanto aos pagamentos, temos guarda partilhada, logo não tenho pensão nem nada disso. Mas as pessoas são como são e ele mantém uma guerra desgraçada pela partilha dos bens. É daquelas pessoas que nem um cêntimo dá em disse-mo na altura, há cerca de 7 anos atrás que, mesmo que eu tivesse de ir para baixo da ponte, inclusivé nas semanas em que estou com as miúdas,ele não queria saber. Tenho passado por muito, muito mesmo por causa de tudo isto. É incontável mesmo. Apenas estou a escrever aqui agora pois ainda hoje recebi uma notícia, relacionada com o divorcio etc, que me deixou completamente sem ar. algo que ele exigiu e que eu não tenho como cumprir. Como vai ser? Não faço ideia nenhuma. Mas hoje, mais uma vez, tiraram-me o chão de baixo dos pés. Desculpe comentar aqui, mas deu-me vontade de comentar, Jardim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. D. muito obrigada pela visita. Volta sempre que queiras. Acredita que de alguma forma tudo se compõe. Não deixes de ter fé. Coragem. Um beijinho grande. És uma princesa, não te esqueças disso ;)

      Eliminar
    2. Obrigada. Vou voltar, sim. Sempre que consiga. Somos todas umas princesas, mesmo que sem títulos ou castelos. Beijinhos

      Eliminar

Obrigada, pelas suas palavras.