27.12.14

O 1º Natal de muitos



Tenho uma amiga divorciada - mãe, que me diz que o primeiro Natal sem eles, é o que custa mais.
Passámos a consoada os quatro. Eu e eles. Este ano não fiz doces, nem passei horas na cozinha. Não fiz aquelas compras de Natal para ter na mesa. A minha vizinha trouxe um bolo rei, que só hoje foi aberto. O jantar foram hamburguers grelhados que os miúdos comeram com satisfação. 

Os meus rapazes foram para a cama mais tarde. Brincaram com os brinquedos novos e quando o sono chegou, caíram na cama e adormeceram. Mas antes disso, fizemos o habitual. Deixámos os sapatos em cima do fogão, um copo de leite e bolachas para o pai Natal. A diferença é que este ano não foram cinco sapatos, mas quatro sapatos.

A manhã tão esperada pelos miúdos chegou. Abriram os presentes. E depois disso, o pai chegou para os levar.
Beijei-os, fechei a porta e fiquei sentada no sofá. Olhava para o chão de brinquedos e papel rasgado. E não aguentei. Armei-me em chorona.

Passei o dia de Natal sem eles e sozinha. Tinha pensado em dormir a tarde toda, mas não consegui. Tomei um banho demorado e descansei o corpo. Enquanto descarregava o cartão de fotografias, olhava para o A. radiante e feliz com um simples balão preso no seu braço pequenino.
Por momentos pensei, que seria muito bom se nós adultos ficássemos igualmente fascinados e felizes com um simples balão. Talvez tudo fosse menos complicado e mais colorido.


10 comentários:

  1. Não imagino o que sentes pois, não sou mãe. Mas acredito que seja algo que custe realmente muito. No entanto, acredito que agora já os tenhas contigo novamente, e isso é que importa :)
    Força*

    ResponderEliminar
  2. Oh minha querida, quem não se "armaria" em chorona?! Eu, só de imaginar, fico de coração partido! :-( Espero que 2015 traga muitos momentos simples cheios de alegria junto do melhor do seu mundo: os 3 pequeninos!!! Muitos beijinhos e muitas alegrias, é o que desejo!!!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que me é impossível imaginar a dor que sentiste em passar o dia de Natal sem eles, mas guarda no coração esses momentos felizes e esses sorrisos felizes. Beijinhos e continuação de boas festas! Xi-apertado!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com o coração despedaçado ao ler como foi o teu Natal. Nada fácil presumo, mas acredito que melhores dias virão. Quero que saibas que te admiro muito e quero desejar-te um ano 2015 cheio de alegria, mais tranquilidade e acima de tudo, muita saúde e amor. Um abraço apertado

    ResponderEliminar
  5. Foi um Natal diferente do habitual e imagino o que te custou, mas melhores Natais e dias virão.
    Que 2015 te traga muitas coisas boas.
    Um abraço bem apertado e um feliz 2015

    ResponderEliminar
  6. Desejo que 2015 seja um ano de um recomeços positivos, que a tua vida dê a volta que necessita, que o teu coração se encha de paz, saúde e muito amor. Um grande beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  7. Bom Ano. Que 2015 te traga tudo o que desejas para ti e para os teus filhos. Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Não há mal nenhum em te armares em chorona! Eu teria feito o mesmo no teu lugar! Dito isto, não sei o tamanho da tua dor, mas sei que o meu coração ficou apertado por ti!

    Que 2015 seja generoso contigo, muito! Em saúde, em alegrias e em serenidade e paz, e que te traga tudo o que mereces!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Minhas queridas, obrigada pela vossa presença por cá, quando este blog anda meio ao abandono. Um feliz ano para vós! Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  10. Não tenho palavras para ti neste momento.
    Apenas o desejo que 2015 te sorria e te seja gentil, porque já mereces.
    Um beijo grande**

    ResponderEliminar

Obrigada, pelas suas palavras.